Linfoterapia: Uma alternativa para linfedemas

Linfoterapia é um conjunto de recursos fisioterapêuticos destinado a tratar edemas e linfedemas, de várias etiologias. O edema ocorre quando há um acúmulo de líquido anormal no espaço extracelular intersticial e o linfedema é o acúmulo de líquido rico em proteínas de alto peso molecular e ocorre devido à obstrução linfática, o volume de linfa aumenta e supera a capacidade de drenagem linfática.

A técnica da Linfoterapia foi criada pela Profª. Dra. Angela Marx, após uma consistente formação no Hospital Foldi, na Alemanha e também com estágios realizados na França e Bélgica, há mais de 25 anos, contando com a colaboração da Dra. Márcia Camargo.

A literatura científica internacional é concordante com a aplicação dos recursos fisioterapêuticos, como a técnica de Fisioterapia Complexa Descongestiva de Foldi, e outras técnicas de Terapia Compressiva que tem por objetivo a redução e manutenção dos resultados de edema e linfedema.

Terapia descongestiva complexa ou como conhecemos no Brasil: Linfoterapia é o principal tratamento para linfedema. Consiste em duas fases: a fase I, de redução do volume e melhora da qualidade, dureza e textura da pele e a fase II, de manutenção dos ganhos obtidos na fase I.

A Linfoterapia diminui o inchaço, reduz a fibrose e melhora as condições da pele, aumenta a drenagem linfática de áreas congestionadas, reduz risco de infecções, reduz desconforto e melhora qualidade de vida e funcionalidade dos pacientes com linfedema.

É indicada no tratamento de pós-operatórios de mastectomias com retirada de linfonodos, pós-operatórios de cirurgias plásticas, gestantes, pós safenectomia, filariose, dentre outros.

Recurso utilizados:

  • Drenagem Linfática Manual
  • Terapia Compressiva
  • Cinesioterapia específica
  • Cuidados com a pele
  • Orientações de Cuidados para pacientes com linfedema
  • Prescrição de uso de Meias ou Braçadeiras Compressivas
  • A Linfoterapia deve ser aplicada por profissionais fisioterapeutas com formação em Linfoterapia.

Fonte: http://www.linfoterapia.com.br/. Acesso em 12/09/2016.

Figueiredo,M. Terapia da Compressão.1ª ed. Rio de Janeiro: DiLivros,2013.

Texto escrito por: Karin Rigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×